ATELIÊ ROSI COSTA

Minha foto
Joinville, Santa Catarina, Brazil
Professora de pintura em tela, graduada em PEDAGOGIA pela Facinter, pós-graduada em arte educação na mesma instituição. Cursos de pintura em tela - ateliê livre. Curso de texturização em tela. Curso de extensão, - leitura de imagem- ampliando a história da arte, e Popularização da Imagem - Entre a criação e a cópia - pela faculdade de artes visuais de Goiânia. Realizei pesquisas, estudos e experiências de forma autodidata para ampliar meus conhecimentos em artes. Formada na Casa da Cultura de Joinville no curso de história da arte, desenho e pintura. Sou artista plástica há vinte anos e mais de uma década ministro aulas de pintura em tela. Realizei diversas exposições em espaços como galeria, shopping,entre outros. Atualmente ministro aulas em meu Ateliê para diversos alunos e alunas e estou preparando quadros para futuras exposições. Contato 91634990 http://www.youtube.com/watch?v=jwCZ_dbaXtQ&feature=fvwkrel

sexta-feira, 20 de julho de 2012


                                      JOINVILLE   “VER OLHAR REPENSAR”

Esse projeto vem ao encontro de uma necessidade percebida, como se um ciclo estivesse concluído e um novo a iniciar, após longos anos de pesquisas, estudos e buscas, com o objetivo de construir meu conhecimento a respeito de arte, chegou o momento de desconstruir, ressignificar, então, acalmei... E deixei que o que tinha dentro de mim pudesse falar, optei por um tema que me fosse familiar, deveria ser assim, representar a minha cidade, o espaço onde vivo, e não só ver, mas, olhar a minha volta e para dentro de mim, com um olhar crítico e reflexivo, sem permitir que a técnica limitasse a expressividade, comecei tomando decisões e escolhendo caminhos, inevitável... Mas, no fazer artístico, fui deixando tudo que estava dentro de mim aflorar, permiti que a intuição me guiasse, sem conceitos pré-estabelecidos, um diálogo entre eu e a cidade, onde tive a oportunidade de  repensar toda construção, percebendo e respeitando meus limites, reconhecendo a mim mesma, e durante esse processo, no fazer, no refletir, no repensar, a obra e eu fomos nos transformando...

Hoje, comemoramos o aniversário de nascimento do artista francês Edgar Degas.

O autor de Bailarinas Subindo Uma Escada (imagem), foi amigo especialmente de Manet e, junto com ele e outros artistas, apresentou obras na 1ª exposição Impressionista de 1874.

Membro inicial do grupo, Degas recrutou pintores para o projeto sobre o qual afirmou: “Pode ser que quebremos a cara, como dizem. Mas o mérito ainda será nosso.”

Esta e outras obras do movimento na exposição Impressionismo: Paris e a Modernidade. A partir de 4 de agosto, no CCBB São Paulo.


Crédito imagem: Edgar Degas – Danseuses montant un escalier, 1866-1888 – (c) RMN (Musée d’Orsay) / Hervé Lewandowsk

Referência texto: REWALD, John. A História do Impressionismo.