ATELIÊ ROSI COSTA

Minha foto
Joinville, Santa Catarina, Brazil
Professora de pintura em tela, graduada em PEDAGOGIA pela Facinter, pós-graduada em arte educação na mesma instituição. Cursos de pintura em tela - ateliê livre. Curso de texturização em tela. Curso de extensão, - leitura de imagem- ampliando a história da arte, e Popularização da Imagem - Entre a criação e a cópia - pela faculdade de artes visuais de Goiânia. Realizei pesquisas, estudos e experiências de forma autodidata para ampliar meus conhecimentos em artes. Formada na Casa da Cultura de Joinville no curso de história da arte, desenho e pintura. Sou artista plástica há vinte anos e mais de uma década ministro aulas de pintura em tela. Realizei diversas exposições em espaços como galeria, shopping,entre outros. Atualmente ministro aulas em meu Ateliê para diversos alunos e alunas e estou preparando quadros para futuras exposições. Contato 91634990 http://www.youtube.com/watch?v=jwCZ_dbaXtQ&feature=fvwkrel

quarta-feira, 28 de março de 2012

TELAS DE ALUNAS


Marilza


Amanda


Cintia


Vera


Ivelise


Marlene


Shirlei

Marilza

TARSILA DO AMARAL



São Paulo



Carnaval em madureira

Essas obras fazem parte da fase Pau Brasil
A geometrização dos elementos figurativos
Planos de cores uniformes, sem meios tons
São resultado dos ensinamentos cubistas
E da influência exercida por Léger
A tela para tarsila, passa a ter plano bidimensional
As paisagens urbanas são apresentadas sem qualquer preocupação com a perspectiva

A linguagem inovadora, soma-se a busca por uma identidade nacional
Se manifesta nos temas abordados
Nas cores caipiras
Resgatadas das cidades históricas mineiras
E em sua infância vivida nas fazendas de café


http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarsila_do_Amaral
História da arte no Brasil

quarta-feira, 21 de março de 2012

TARSILA DO AMARAL



A proposta de fazer uma arte genuinamente  brasileira é lançada por Oswald de Andrade
(marido de Tarsila)
No Manifesto da Poesia Pau Brasil - 1924

A pintura realizada no periodo de 1924 e 1925
Fase - Pau Brasil
Caracteriza-se pelos temas nacionais
Pelo uso de cores caipiras
E composição cada vez mais plana











Em 1928 presenteia Oswald com um quadro que acaba de pintar
Ele espantado e empolgado com o presente
Chama Raul Bopp para ver a obra e decidem chamá-la de ABAPORU
Em língua tupi: homem que come



Daí vem a inspiração do manifesto ANTROPOFÁGICO
A produção de Tarsila dessa período
Com economia de figuras e cores
Presença de elemento nacional e primitivo
E intensa atmosfera onírica constitui o ápice de sua trajetória



















História da arte no Brasil - 1920
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarsila_do_Amaral

quarta-feira, 14 de março de 2012

LASAR SEGALL

TEMA - Paisagens, terra produtiva, morro carioca, tipos brasileiros, negros e mulatos.



"...quando voltei ao Brasil, pela segunda vez,  em 1923, para aqui fixar residência, houve alguns anos em que me embriaguei por completo na multiplicidade de cores e formas que esse país me oferecia".

"...o Brasil revelou-me o milagre da luz e da cor".

A paleta se enriquece muito
Cores mais vibrantes/brilhantes


"Não conheço, na história psicológica da pintura brasileira, paisagem mais emocionante do que essa perdição de Lasar Segall respondendo ao chamado da terra."
                                                                      Mario de Andrade

História da arte no Brasil

quinta-feira, 8 de março de 2012

ALUNA CARMEN

                                                                      Borboleta
                                                            Pintada para sua neta

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Mulheres de todas as cores...
De várias idades, de muitos amores.
Mulheres do tipo atrevida...
Do tipo acanhada, do tipo vivida.
Casada carente, solteira feliz.
Donzela e até meretriz.
Mulheres cabeça e desequilibradas.
Mulheres confusas, de guerra e de paz...
A todas nós mulheres
Diferentes e iguais
Parabéns hoje e sempre!

Em minha experiência em meu trabalho e em minha vida, em contato com diferentes mulheres constatei que as que não lutam por si, se anulam pelos seus, são tristes, infelizes, depressivas, porém, aquelas que lutam pelo seu espaço, pelo que elas acreditam, pelo que elas querem, essas são felizes e realizadas... Pensem nisso mulheres! beijos!

Fernanda Mello - Crônicas Digitais : Mulheres

quarta-feira, 7 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Lendo e refletindo sobre esse assunto "DIA INTERNACIONAL DA MULHER", tinha como objetivo uma postagem em meu blog onde pudesse fazer uma homenagem as mulheres, porém, durante essa pequena leitura pensei, com o  surgimento do mundo relatado por teorias diferentes, estavam sempre juntos "mulheres e homens" necessários para a mutiplicação da espécie, a mulher gerava os filhos e ficava cuidando desses, enquanto o homem saia para caçar e prover o alimento para sua família. No passado com lutas e guerras, homens sendo preparados para defender o seu espaço ou os interesses dos poderosos e as mulheres "cuidando de suas casas e de seus filhos", os homens precisavam delas para se satisfazer, gerar seus filhos e cuidar desses, assim, os homens foram se "sobressaindo e dominando o mundo" e as mulheres foram sendo vistas "como menos capazes!". Ah! acabei esquecendo do estigma carregado pelas mulheres, uma mulher que induzindo o ingenuo homem a se corromper e comer a maçã!. Uma ocasião durante uma aula de pintura uma aluna, gostaria de fazer aqui um adendo, uma grande mulher, inteligente, lutadora, que não diferente de milhares de mulheres que atuam profissionalmente, carrega em si o dilema de ser uma profissional competente e ser mãe e esposa de maneira também tão eficiente como é esperado pela sociedade do "papel da mulher", pois bem, ela proferiu a seguinte frase que nunca mais esqueci, quando a criança nasce olham o sexo, se é menina já é carimbado em sua testa "culpada". A mulher carrega consigo desde o nascimento a idéia de ter que ser/manter a imagem da mulher "pura, dedicada, educada, paciente, caridosa...", qualquer mulher que "ousa" sair desses parâmetros de ser mulher impostos pela sociedade é condenada!
Diante dessas poucas constatações, afinal esse assunto é muito extenso, fiquei entristecida em pensar o que foi feito com esse mundo, transformado em "um mundo machista", onde as mulheres precisaram "lutar" para terem seus direitos mínimos reconhecidos e garantidos, ainda que sabemos, o direito da mulher ao voto por exemplo foi ao encontro dos interesses dos homens em manipular esses votos e usar dessas reivindicações para propaganda política. "QUE MUNDO É ESSE!"
Percebi que durante a minha escrita houve muitas haspas, o que me levou a contastar como ainda temos que pensar e repensar os valores de nossa sociedade, e não pense que sou o que se convencionou chamar de feminista, sou uma mulher normal, casada com filhos que cuida da casa e deles como qualquer outra mulher, mas não consigo aceitar a posição da mulher na sociedade, e essa idéia está tão impregnada que até as mulheres são machistas, que triste!
Então, ao invés de fazer uma homenagem as mulheres, e deixá-las felizes por que agora tem um dia e recebem flores, não que isso não seja importante, as mulheres merecem, porém, elas merecem muito mais, merecem serem vistas como iguais, como pessoas e não com o estigma que já as acompanha desde o nascer!. Merecem neste dia pensar quais os motivos que levaram a ter o dia da mulher, e não permitir que essa data seja minimizada.

Rosi Costa
Pedagoga, Artista plástica e arte-educadora