Lendo e refletindo sobre esse assunto "DIA INTERNACIONAL DA MULHER", tinha como objetivo uma postagem em meu blog onde pudesse fazer uma homenagem as mulheres, porém, durante essa pequena leitura pensei, com o surgimento do mundo relatado por teorias diferentes, estavam sempre juntos "mulheres e homens" necessários para a mutiplicação da espécie, a mulher gerava os filhos e ficava cuidando desses, enquanto o homem saia para caçar e prover o alimento para sua família. No passado com lutas e guerras, homens sendo preparados para defender o seu espaço ou os interesses dos poderosos e as mulheres "cuidando de suas casas e de seus filhos", os homens precisavam delas para se satisfazer, gerar seus filhos e cuidar desses, assim, os homens foram se "sobressaindo e dominando o mundo" e as mulheres foram sendo vistas "como menos capazes!". Ah! acabei esquecendo do estigma carregado pelas mulheres, uma mulher que induzindo o ingenuo homem a se corromper e comer a maçã!. Uma ocasião durante uma aula de pintura uma aluna, gostaria de fazer aqui um adendo, uma grande mulher, inteligente, lutadora, que não diferente de milhares de mulheres que atuam profissionalmente, carrega em si o dilema de ser uma profissional competente e ser mãe e esposa de maneira também tão eficiente como é esperado pela sociedade do "papel da mulher", pois bem, ela proferiu a seguinte frase que nunca mais esqueci, quando a criança nasce olham o sexo, se é menina já é carimbado em sua testa "culpada". A mulher carrega consigo desde o nascimento a idéia de ter que ser/manter a imagem da mulher "pura, dedicada, educada, paciente, caridosa...", qualquer mulher que "ousa" sair desses parâmetros de ser mulher impostos pela sociedade é condenada!
Diante dessas poucas constatações, afinal esse assunto é muito extenso, fiquei entristecida em pensar o que foi feito com esse mundo, transformado em "um mundo machista", onde as mulheres precisaram "lutar" para terem seus direitos mínimos reconhecidos e garantidos, ainda que sabemos, o direito da mulher ao voto por exemplo foi ao encontro dos interesses dos homens em manipular esses votos e usar dessas reivindicações para propaganda política. "QUE MUNDO É ESSE!"
Percebi que durante a minha escrita houve muitas haspas, o que me levou a contastar como ainda temos que pensar e repensar os valores de nossa sociedade, e não pense que sou o que se convencionou chamar de feminista, sou uma mulher normal, casada com filhos que cuida da casa e deles como qualquer outra mulher, mas não consigo aceitar a posição da mulher na sociedade, e essa idéia está tão impregnada que até as mulheres são machistas, que triste!
Então, ao invés de fazer uma homenagem as mulheres, e deixá-las felizes por que agora tem um dia e recebem flores, não que isso não seja importante, as mulheres merecem, porém, elas merecem muito mais, merecem serem vistas como iguais, como pessoas e não com o estigma que já as acompanha desde o nascer!. Merecem neste dia pensar quais os motivos que levaram a ter o dia da mulher, e não permitir que essa data seja minimizada.
Rosi Costa
Pedagoga, Artista plástica e arte-educadora