Ateliê Rosi Costa, em Joinville - SC
Informações adicionais pelo fone celular 91634990.
Novas turmas em formação.
Joinville - SC - fev/2010
Dicas da ROSICOSTA:
1 - Cabos longos são utilizados em pinturas a óleo e acrílica.
O motivo é que por serem grandes oferecem maior equilíbrio para os traços, pois as telas são pintadas no sentido vertical.
2 - Círculo de cores.
Com 12 cores, este círculo possui três cores primárias que misturadas nos proporcionam as cores secundárias. Para produzirmos as terciárias, temos que misturar uma matiz primária com uma secundária.
3 - As cores primárias são o azul cian, o amarelo limão e o Vermelho magenta. Nomes de cores dependem da indústria que registra seus inventos. Na arte são utilizados azul de cobalto, vermelho carmim e amarelo de cádmio.
4 - As cores secundárias, o próprio nome já assim o diz. São as misturas das cores primárias.
Amarelo + azul - verde.
Amarelo + vermelho = laranja e
Azul + vermelho = violeta
5 - Temos aindas cores terciárias como o verde musgo, marron escuro e carmim.
6 - Consideramos as cores análogas todas as matizes vizinhas das demais entre as cores priárias e secundárias.
7 - Nas cores complementares temos aquela oposição a uma cor primária no gráfico das cores. Dão o contraste nos trabalhos artísticos.
8 - Leonardo Da Vinci (1452-1519) dizia que o artista deverá conhecer a forma, o volume e a luz de um quadro artístico.
Por isto é interessante que o pintor, o estudioso de artes, o aluno, necessita conhecer elementos da teoria das cores para pintar uma tela, um quadro,com harmonia.
Juarez Machado
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Juarez Machado (Joinville, 16 de março de 1941) é um artista plástico brasileiro. Além de dedicar-se à pintura, é também escultor, desenhista, caricaturista, mímico, designer, cenógrafo, escritor, fotógrafo e ator.
Em 1954 mudou-se para Curitiba, matriculando-se na Escola de Música e Belas-Artes do Paraná. Recém-formado, em 1964 realizou sua 1ª mostra individual na Galeria Cocaco, de Curitiba, iniciando uma carreira de grande sucesso. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1966, onde residiu por vinte anos. Através de seus desenhos de humor, projeta-se nacionalmente. Além do desenho e da pintura, fez incursões pela mímica, cenografia, programação visual, ilustração e escultura. Foi chargista dos principais jornais brasileiros e mímico no programa Fantástico, da TV Globo. No final dos anos 70 voltou-se totalmente para a pintura.
Pretendendo internacionalizar seu trabalho, em 1978 Juarez viajou a Nova Iorque, Londres e, finalmente, foi para Paris, onde fixou residência em 1986 e montou ateliê, sem prejuízo dos ateliês já instalados no Rio de Janeiro e em Joinville.
Juarez Machado recebeu inúmeros prêmios, tanto no Brasil como no exterior. Tem feito exposições frequentes nos Estados Unidos e na Europa.
Juarez Machado é um orgulho para a cidade de Joinville.
ResponderExcluir