ATELIÊ ROSI COSTA

Minha foto
Joinville, Santa Catarina, Brazil
Professora de pintura em tela, graduada em PEDAGOGIA pela Facinter, pós-graduada em arte educação na mesma instituição. Cursos de pintura em tela - ateliê livre. Curso de texturização em tela. Curso de extensão, - leitura de imagem- ampliando a história da arte, e Popularização da Imagem - Entre a criação e a cópia - pela faculdade de artes visuais de Goiânia. Realizei pesquisas, estudos e experiências de forma autodidata para ampliar meus conhecimentos em artes. Formada na Casa da Cultura de Joinville no curso de história da arte, desenho e pintura. Sou artista plástica há vinte anos e mais de uma década ministro aulas de pintura em tela. Realizei diversas exposições em espaços como galeria, shopping,entre outros. Atualmente ministro aulas em meu Ateliê para diversos alunos e alunas e estou preparando quadros para futuras exposições. Contato 91634990 http://www.youtube.com/watch?v=jwCZ_dbaXtQ&feature=fvwkrel

sexta-feira, 1 de abril de 2011

TEORIA DAS CORES - TEMPERATURA

A temperatura - designa a capacidade que tem as cores de parecer quentes ou frias. Quando se divide o círculo cromático ao meio, com uma linha vertical cortando o amarelo e o violeta, os vermelhos e os laranjas do lado esquerdo são cores quentes e vibrantes, enquanto os verdes e azuis do lado direito são frias e transmitem uma sensação de tranquilidade.



Como fica nesse caso o amarelo e o violeta
São cores quentes ou frias?

O amarelo que aparece do lado das cores quentes, também é quente
O amarelo que aparece do lado das cores frias, também é frio
O mesmo acontece com o violeta

O uso das cores quentes e frias (escolhidas)
Vai transmitir ideias, sensações, emoções...

Em uma paisagem ensolarada usamos cores quentes
Vai passar a sensação de alegria, calor...
Para transmitirmos a ideia de frio, chuvoso, usamos cores frias
Vai transmitir a ideia de calma, tranquilidade

Referências
Rocha, Cássia. Amarante, Regina. Desenhe e Pinte. Ed. Globo S.A. 1ª ed. São Paulo SP
http://www.ffcomputadores.com/hst/TEORIA%20da%20COR%20CFPF.htm

2 comentários:

  1. Eu até já conhecia a questão de cores quentes e frias, mas não tinha a menor idéia de quanto possa fazer diferença em questão de sensações, idéias e emoções. Muito interessante mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Esta imagem do círculo cromático é de minha autoria, Jurema Sampaio, tenho o original dela, em vetorial, pois fiz para uma apostila de minhas aulas, para meus alunos, e não autorizei o uso. Por favor, coloque o crédito correto ou retire a imagem.
    Obrigada, Profa. Jurema Sampaio.
    http://www.jurema-sampaio.pro.br/

    ResponderExcluir