ATELIÊ ROSI COSTA

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Joinville, Santa Catarina, Brazil
Professora de pintura em tela, graduada em PEDAGOGIA pela Facinter, pós-graduada em arte educação na mesma instituição. Cursos de pintura em tela - ateliê livre. Curso de texturização em tela. Curso de extensão, - leitura de imagem- ampliando a história da arte, e Popularização da Imagem - Entre a criação e a cópia - pela faculdade de artes visuais de Goiânia. Realizei pesquisas, estudos e experiências de forma autodidata para ampliar meus conhecimentos em artes. Formada na Casa da Cultura de Joinville no curso de história da arte, desenho e pintura. Sou artista plástica há vinte anos e mais de uma década ministro aulas de pintura em tela. Realizei diversas exposições em espaços como galeria, shopping,entre outros. Atualmente ministro aulas em meu Ateliê para diversos alunos e alunas e estou preparando quadros para futuras exposições. Contato 91634990 http://www.youtube.com/watch?v=jwCZ_dbaXtQ&feature=fvwkrel

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ARTE CONCEITUAL

A reflexão filosófica debruça-se sobre a questão da arte não ser mais representacional, e sim conceitual

Tem início em meados da déc. 60
A arte tendo como elemento principal a idéia
A idéia que está por trás da obra é que é valorizada
Idéia que se concretiza através de uma linguagem

Uma ênfase nas idéias: idéias em, sobre e em torno da arte

A obra do artista francês Marcel Duchamp, nas décadas de 1950 tinha prenunciado o movimento conceitualista, ao propor vários exemplos de trabalhos que se tornariam o protótipo das obras conceptuais, como os readymades, ao desafiar qualquer tipo de categorização, colocando-se mesmo a questão de não serem objetos artísticos.




Joseph Kosuth
“One and Three Chairs”
"Uma e três cadeiras"

Um de seus trabalhos mais famosos é “Uma e três cadeiras”, uma expressão visual do conceito de Platão das formas. A parte caracteriza uma cadeira física, uma fotografia dessa cadeira, e o texto de uma definição de dicionário da palavra “cadeira”. A fotografia é uma representação da cadeira real situada no assoalho, no primeiro plano do trabalho de arte. A definição, afixada na mesma parede que a fotografia, delineia nas palavras o conceito do que é cadeira, e nas suas várias encarnações.

A cadeira é um objeto conhecido por todos
Se ler a definição de cadeira no dicionário e não ver a imagem
O leitor irá imaginar "fazer um quadro em sua mente" diversas formas de cadeiras ou de uma cadeira que ele lembre especificamente!

Se olhar uma foto de uma cadeira
Reconhecerá a cadeira, saberá qual a sua utilidade...

Nesta obra o artista apresenta um cadeira física
Uma fotografia dessa cadeira
E uma definição de cadeira

O que você acha? Afinal são três cadeiras ou é uma só cadeira?
Só em uma se pode sentar, pegar, sentir...

As outras são apenas texto e imagem "abstrato" que nos levam a pensar em uma cadeira

Mas, não deixam de ser cadeiras...
é uma cadeira só!
mas com três representação diferentes...

A arte conceitual nos leva a pensar sobre tudo o que vemos
Esse exercício se torna importante, em uma sociedade onde estamos expostos diariamente a diversas imagens!

Imagens que muitas vezes parece inofencivas e parece não nos atingir
Por que estamos acostumados com elas
Mas que estão a nossa volta com o objetivo de
Formar uma sociedade, formar valores, opiniões...
E se não aprendemos a ler essas imagens
Mesmo não percebendo, somos atingidos e afetados por elas!
É o silêncio das imagens formando e transformando cidadãos e a sociedade!

A arte conceitual passou a exigir dos artistas e do seu público uma nova espécie de atenção e de participação mental!

                                                         Rosi Costa
                                                         Artista Plástica, Pedagoga e Arte Educadora

"EU AMO ARTES VISUAIS!"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Kosuth

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