ATELIÊ ROSI COSTA

Minha foto
Joinville, Santa Catarina, Brazil
Professora de pintura em tela, graduada em PEDAGOGIA pela Facinter, pós-graduada em arte educação na mesma instituição. Cursos de pintura em tela - ateliê livre. Curso de texturização em tela. Curso de extensão, - leitura de imagem- ampliando a história da arte, e Popularização da Imagem - Entre a criação e a cópia - pela faculdade de artes visuais de Goiânia. Realizei pesquisas, estudos e experiências de forma autodidata para ampliar meus conhecimentos em artes. Formada na Casa da Cultura de Joinville no curso de história da arte, desenho e pintura. Sou artista plástica há vinte anos e mais de uma década ministro aulas de pintura em tela. Realizei diversas exposições em espaços como galeria, shopping,entre outros. Atualmente ministro aulas em meu Ateliê para diversos alunos e alunas e estou preparando quadros para futuras exposições. Contato 91634990 http://www.youtube.com/watch?v=jwCZ_dbaXtQ&feature=fvwkrel

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ANITA MALFATTI

ARTISTA MODERNO BRASILEIRO

LEITURA DE OBRA

Obra Tropical pertence a fase inicial do percuro de Anita malfatti, de experimentação mais acentuada, a partir de estudos de cor realizados na Alemanha e a liberação de formas proveniente da estada norte-americana.


Tropical - 1917

Esta obra foi realizada após o retorno da artista ao Brasil e está muito mais pautada pela expressão do nacional na arte, empenhado na transposição de elementos das vanguardas européias para a realidade local.  Apresenta caracteristicas do Expressionismo, mesmo que discretamente, em especial no trato das cores, embora esmaecidas comparativamente a trabalhos anteriores. É composta por quatro planos: no primeiro, frutas com grande unidade e apuro técnico, desenhadas de maneira realista, no segundo, a figura em triângulo da mulher, sinteticamente representada, com traços da mistura de raças, no terceiro as duas regiões laterais superiores, apresentando tipos vegetais nativos, por fim, um fundo neutro. Os três planos remetem a questões nacionalistas, o fruto da terra, seu habitante e as plantas locais. A figura morena apresenta certa sensualidade, no decote da blusa branca que contrasta com a pele morena. A obra não é mais realizada sem estudo prévio, o que é percebido pelo tratamento diferenciado de cada parte.

Batista, Marta Rossetti. Anita Malfatti no tempo
e no espaço. São Paulo:IBM do Brasil,1985

Nenhum comentário:

Postar um comentário