ATELIÊ ROSI COSTA

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Joinville, Santa Catarina, Brazil
Professora de pintura em tela, graduada em PEDAGOGIA pela Facinter, pós-graduada em arte educação na mesma instituição. Cursos de pintura em tela - ateliê livre. Curso de texturização em tela. Curso de extensão, - leitura de imagem- ampliando a história da arte, e Popularização da Imagem - Entre a criação e a cópia - pela faculdade de artes visuais de Goiânia. Realizei pesquisas, estudos e experiências de forma autodidata para ampliar meus conhecimentos em artes. Formada na Casa da Cultura de Joinville no curso de história da arte, desenho e pintura. Sou artista plástica há vinte anos e mais de uma década ministro aulas de pintura em tela. Realizei diversas exposições em espaços como galeria, shopping,entre outros. Atualmente ministro aulas em meu Ateliê para diversos alunos e alunas e estou preparando quadros para futuras exposições. Contato 91634990 http://www.youtube.com/watch?v=jwCZ_dbaXtQ&feature=fvwkrel

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

EMILIANO DI CAVALCANTI

ARTISTA MODERNO BRASILEIRO

É um dos idealizadores da Semana da Arte Moderna
Autor das capas do catálogo e do programa
Expõe em São Paulo os desenhos originais do álbum Fantoches da meia-noite, que satirizam a elite brasileira

Defende a arte realista e social - aspéctos para os quais sua obra sempre apontou

O que há em Di Cavalcante de intrinsecamente brasileiro, leva-o a uma interpretação pessoal, a uma espécie de tradução para o mulato das mulheres clássicas e um pouco de olímpicas de Picasso, dando-lhes um frêmito, uma malícia e uma indolência que elas não tinham.
(Em sua primeira viagem para a Europa, teve contato com as obras de Picasso)


Mulheres na janela


Samba


Mulatas

Cinco moças de Guaratinguetá

Esse tema e essa composição evidenciam a influência que Les demoiselles d' Avignon de Picasso exerceu sobre o artista carioca



Mulher e paisagem

A paleta é muito mais luminosa e a aproximação com Matisse torna-se marcante
Di Cavalcante cria um segundo plano que não se sabe ao certo se é uma pintura dentro da outra ou um balcão que se abre para o mar
O excesso de detalhes (os riscos verticais e horizontais na franja do travesseiro, nas persianas, no pé da cama e nas cortinas) também remete a rica padronagem das pinturas de Matisse
Não há nenhuma preocupação de ordem realista/naturalista em retratar a mulata que protagoniza a cena
Ao contrário, as deformações de seu corpo, assim como a geometria pouco precisa da persiana levemente inclinada e do lençol desarrumado criam um clina de lassidão, ao mesmo tempo em que afirmam que seu interesse maior é a pintura.

As mulheres de Di Cavalcanti não são sofridas ou solitárias, transbordam languidez, erotismo e sensualidade, associando os prazeres da vida que o artista.

História da arte moderna

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