ATELIÊ ROSI COSTA

Minha foto
Joinville, Santa Catarina, Brazil
Professora de pintura em tela, graduada em PEDAGOGIA pela Facinter, pós-graduada em arte educação na mesma instituição. Cursos de pintura em tela - ateliê livre. Curso de texturização em tela. Curso de extensão, - leitura de imagem- ampliando a história da arte, e Popularização da Imagem - Entre a criação e a cópia - pela faculdade de artes visuais de Goiânia. Realizei pesquisas, estudos e experiências de forma autodidata para ampliar meus conhecimentos em artes. Formada na Casa da Cultura de Joinville no curso de história da arte, desenho e pintura. Sou artista plástica há vinte anos e mais de uma década ministro aulas de pintura em tela. Realizei diversas exposições em espaços como galeria, shopping,entre outros. Atualmente ministro aulas em meu Ateliê para diversos alunos e alunas e estou preparando quadros para futuras exposições. Contato 91634990 http://www.youtube.com/watch?v=jwCZ_dbaXtQ&feature=fvwkrel

quarta-feira, 2 de março de 2011

HISTÓRIA DA ARTE - PRÉ-HISTÓRIA

Arte Pré-história / Arte Rupestre / Arte Primitiva
Antes que conhecessem a escrita
Os povos antigos se manifestavam artísticamente
Através dos desenhos que faziam nas peredes das cavernas
Suas imagens mostravam animais e homens do período que viviam


Paleolítico - nômades, viviam em cavernas, arte utilitária tinha função mágica (antecipação da posse do    animal, apaziguação da essência do animal, respeito pela vida), representação naturalista.


Neolítico - viviam em grupos (sedentários), arte utilitária registro da vida coletiva, representação idealista (esquemátização, geometrizaçãoda forma, traduzem idéias)

A arte também era uma forma de comunicação, quando chegavam a uma nova região, através de desenhos nas cavernas, sabiam das pessoas que passaram ali e como era aquela região.




Pinturas Rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.


Muitos artistas em toda a história foram beber nessa fonte para criar os seus trabalhos!


Referências
www.brasil.gov.br/cultura-brasileira/arterupestre
Gombrich, E, H. HISTÓRIA DA ARTE ed. Zahar, Rio de Janeiro, 1981, 2ª edição.
               

5 comentários:

  1. A arte nesse período tinha função mágica, ou seja, eles acreditavam que ao fazerem desenhos de animais conseguiriam caçá-los com mais facilidade, além disso foi a primeira forma de comunicação, o que voc^s acham?

    ResponderExcluir
  2. É maravilhoso saber um pouco da história da arte, é o início de uma forma da comunicação e a alavanca para começarem a escrita, e é através desta evolução que o homem começa a desenvolver o lado cognitivo, o raciocínio lógico, e por aí vai...a evolução do homem.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo Inês, você lembra do filme 2001:Uma odisséia no espaço? Nos primeiros 20 min.o autor apresenta uma instigante reflexão sobre descoberta/invenção de instrumentos e o início da inteligência, depois dessa etapa quando o osso é lançado para o espaço, há um corte cinematográfico, e estamos no futuro, entra em cena uma nave espacial...
    Quem quiser rever essa primeira parte do filme, vá ao YOUTUBE, vale a pena!
    Obrigada Inês, pela sua colaboração!

    ResponderExcluir
  4. importantissimo conhecer a arte tambem na teoria , pois assim temos como conhecer todas as fases e tendencias de acordo com cada época e após esse conhecimento fazer um diagnóstico próprio para conhecer com qual estilo nos identificamos mais aperfeiçoando a nossa própria pintura e finalização dos trabalhos... continuemos assim, cada vez mais adquirindo conhecimento....vou acompanhar todas as postagens.....

    ResponderExcluir
  5. Com certeza! Para desenvolver seu trabalho e seu estilo você deve conhecer a história, os artistas, os períodos.
    Obrigada pela participação!
    Que bom que você estará conosco nessa viagem!

    ResponderExcluir